Observe as crianças. Elas fazem todo o tipo de movimento – não necessariamente de um jeito perfeito, sem nunca se machucar por razões posturais. Seu repertório motor é tão vasto que é quase como se elas estivessem sempre preparadas para tudo. Isto é possível graças a um sistema eficientemente estimulado, que lida espontaneamente com as mais variadas situações.
Durante o crescimento apresentamos a tendência natural a evitar diversos tipos de movimentos (em geral por razões sociais), diminuindo significativamente nossa habilidade motora.
Agravamos este cenário quando nos convencemos que existe uma maneira segura de realizar atividades cotidianas, assumindo uma postura de constante vigília. Essas novas restrições resultam numa capacidade cada vez menor de realizar atividades que antes eram consideradas simples e fáceis.
Para quebrar este paradigma, aqui vai uma informação que deveria ser óbvia: não existe um jeito certo ou errado de se movimentar no cotidiano.
Preparar nosso corpo para lidar com diferentes demandas e torná-lo adaptável a situações variadas tem se mostrado mais eficiente do que só fazer movimentos de um jeito específico. Incentivar a variabilidade motora faz mais sentido para nosso sistema de movimento.
Somos seres com habilidades motoras incríveis e fomos feitos para nos movimentar, não para ficarmos estáticos. Experimente mover-se livremente e liberte-se dos padrões. ⠀
Texto: @jackelinebmorais (rolfista)