Nosso corpo se mantem em constante homeostase. Evoluiu para trabalhar de forma equilibrada, com interação e harmonia entre as partes, se constituindo assim num sistema integrado.
Entretanto existem inúmeros fatores (físicos, funcionais, hormonais, mentais, emocionais e etc), que influenciam esse equilíbrio a todo momento. Se algo anda errado, nosso sistema sinaliza de diferentes maneiras, inclusive através da tensão e da dor.
Existem diversas formas de preservar a integração necessária ao corpo. Se você conta com recursos que o ajudem a se reequilibrar no campo físico, funcional e psicoemocional, você está no caminho certo.
Como reconhecer e driblar a tensão? Estamos a cada instante nos adaptando para lidar com mais e mais problemas e desequilíbrios. Aqui que entra a grande questão: perceber e entender os sinais do corpo. Quando negligenciamos os sinais que o corpo nos envia, não lhe resta outra alternativa senão ligar o alerta da dor.
Aprender a identificar a causa da sua tensão e dor (e, principalmente como lidar com ela), não é tarefa fácil. Somente um bom profissional pode te guiar nesse processo, e elaborar estratégias práticas e eficientes. Cada caso é um caso, mas é certo que quando você faz as pazes com seu corpo, sua vida vai realmente mudar.
Você se desestrutura quase que diariamente. O que tem feito para se reestruturar?
 
Texto: @jackelinebmorais (rolfista)