“Eu sou uma lutadora…os sintomas da doença me impedem de fazer o que eu mais amo neste mundo…”
Infelizmente, neste relato sobre a luta contra a fibromialgia, Lady Gaga representa o sentimento de muitas pessoas, sendo mais frequente em mulheres do que em homens.
O principal sintoma é a dor generalizada (no corpo todo), acompanhada de insônia, queimações, formigamentos, cansaço, falta de memória, dificuldades de concentração, ansiedade e depressão. 
 
Síndrome fibromiálgica tratada com o método Rolfing® 
 
Trinta pacientes do gênero feminino e maiores de idade, diagnosticadas por médico neurologista, de acordo com os critérios médicos propostos pelo Colégio Americano de Reumatologia como sofredores de SFM, foram submetidas, individualmente, a 10 sessões de Rolfing no CDCN-HCFMUSP. Todas foram avaliadas no início, ao término e três meses após o tratamento proposto e mantiveram o tratamento rotineiro previamente executado nesse ambulatório.
O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia do método Rolfing® no tratamento de pacientes fibromiálgicos no alívio da dor e nos estados de ansiedade e de depressão.
O método Rolfing é procedimento de integração da estrutura corporal humana, que considera os aspectos físicos e emocionais do indivíduo.
 
CONCLUSÃO
 
O tratamento teve efeito muito positivo, estatisticamente significativo, na intensidade da dor, na ansiedade e na depressão. O que mais chamou atenção foi que o quadro de melhora permaneceu após o termino do tratamento, no 3° mês proposto.
 
Para saber mais detalhes sobre essa pesquisa, click nesse link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132014000400248&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
 
E para mais informações sobre o tratamento, entre em contato com a Adriana Raucci.